A BMW Motorrad apresentou no dia 02/10 a nova BMW R 1200 GS 2013. Uma das principais mudanças foi o novo sistema de “refrigeração de precisão”, similar ao que se utiliza na Fórmula 1, onde só são refrigerados por líquido os componentes do motor que estão submetidos as maiores temperaturas, ou seja, o motor boxer continua sendo refrigerado principalmente a ar, porém com dois pequenos radiadores integrados para melhorar a refrigeração das partes mais críticas. Nesta nova versão se optou por uma embreagem banhada a óleo no lugar da embreagem a seco do modelo anterior. A transmissão secundária por eixo cardã passou para o lado esquerdo da moto e o escapamento para o lado direito. O motor mantém os 2 cilindros opostos de 1200cc, que geram 125 cv de potência a 7.700 rpm com torque de 12,7 kgfm a 6.500 rpm, o peso seco é de 238 kg, incluido o sistema Integral ABS de série.
Outra grande novidade é o acelerador eletrônico, inédito em motocicletas. Com este equipamento, os movimentos do piloto são transmitidos diretamente à unidade de controle do motor através de um sensor que está no punho, este ajusta a aceleração com mais precisão. O piloto pode escolher entre cinco modos de condução (equipamento opcional), que modifica o comportamento e as respostas do motor de acordo com as circunstâncias da pilotagem ou do local onde se está pilotando, são eles: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro.Ainda não se sabe qual será o valor, assim como a previsão de chegada ao Brasil.